quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Maldita Cinemática


A física é uma das matérias que mais causa raiva dos alunos. Talvez por causa das fórmulas ou pelo bloqueio prévio em matemática. Que tal aprendê-la de uma vez por todas?


Começo do ano letivo e muitos alunos estudam a famosa cinemática. Desde os que acabaram de entrar na 8ª série e estão vendo o que é física até aqueles que vão retomar os estudos para o vestibular.


A palavra cinemática tem origem grega e significa movimento. É nessa parte da física que estudamos o deslocamento dos corpos. No final do ensino fundamental e todo o ensino médio, os principais movimentos cobrados são:

- Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)
- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.)
- Movimento Curvilíneo Uniforme (M.C.U.)
- Movimento Curvilíneo Uniformemente Variado (M.C.U.V.)

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Este movimento é um dos mais simples e mais impossível de ser imaginado. Ocorre quando a velocidade do corpo é sempre a mesma, ou seja, se um carro começou um percurso com 70 km/h e não mudou de velocidade até terminá-lo, este realizou um movimento uniforme.

DISTÂNCIA x DESLOCAMENTO

Dois conceitos muito importantes são os de distância percorrida e deslocamento escalar. A distância percorrida indica quanto o corpo andou, não importa o sentido. Já o deslocamento escalar é a diferença da posição do corpo no instante final e inicial.


Exemplo: A padaria fica a 400 metros de sua casa. Você vai até lá para comprar pão e volta para casa. Qual a distância percorrida em todo o percurso? 800 metros. Qual o deslocamento escalar? 0 (zero) metros, pois você terminou e iniciou o percurso em casa.

Para que não haja confusão destes dois conceitos, adote sempre um referencial, ou seja, um marco zero do percurso e para que sentido aumenta ou diminui.

Só há duas equações no M.R.U., que são interpretações lógicas do que já foi dito:

Velocidade escalar média:

Em que ΔS é a variação da posição do corpo (deslocamento escalar), Δt a variação do tempo e a razão (divisão) desses dois valores será a velocidade escalar média, que pode ser positiva ou negativa.

Equação horária do espaço:

Em que S é a posição final, So a posição inical, v a velocidade e t o tempo.

ENCONTRO DE CORPOS

No movimento uniforme, dois corpos podem se encontrar se um estiver mais veloz que o outro ou quando o sentido do deslocamento for diferente. Quando ocorre o encontro? Quando a posição dos dois corpos for igual. Para isso, iguale as posições. Sim: S = S e achará o instante do encontro substituindo S pela equação horária do espaço de cada um dos corpos.

Como este artigo já ficou um pouco grande, fica para a próxima a discussão sobre outros movimentos da cinemática.

Se quiser receber os próximos artigos por e-mail, inscreva-se nas nossas atualizações no canto direito do blog e receberá as postagens no mesmo dia. Se quiser ver mais artigos sobre física, clique na tag física do canto direito também.

Gostou? Não gostou? Tem dúvidas? Comente.

6 comentários:

  1. odeio fisica,a morte e fisica e fisica e a morte fisica e um suicidio de materi ela faz a gente se matar porque a gente nunca sabe resolver seus exercicios por mais que a gente tente nunca vamos conseguir dominar a fisica a fisica dominara o planeta terra e fara todos irem ao falecimento mais nao vamos desistir deus nos ajudara e com ele caminhamos rumo ao gabarito que dira se morreremos ou nao caso a resposta esteja correta expludiremos de felicidade caso contrario DEIXEM QUETO nao vale a pena discutir sobre esse assunto de necroterio pq e pra onde iremos se errarmos a resposta! fim

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo o comentário anterior (que não sei se vai estar acima ou abaixo do meu), e constatei alguns fatos:

    1) O cara odeia física, mas deve odiar português também, porque não usa acentos, virgulas, pontos, e nada mais do que seria necessario para se expor uma opinião escrita. Fala sério, o cara não usa nem lógica!

    2) "mais nao vamos desistir deus nos ajudara e com ele caminhamos". Deus?!? Sim, ele vai te ajudar filho, ahahah... Você passa no vestibular porque Deus quer, e ficam fora todos os ateus aptos e inteligentes, certo?

    3) "DEIXEM QUETO nao vale a pena discutir sobre esse assunto de necroterio pq e pra onde iremos se errarmos a resposta!" - Suicida dramático detectado!

    Como, afinal de contas, uma criatura dessas quer passar no vestibular? Imagina a redação! Aliás, melhor não imaginar sobre "esse assunto de necroterio", kkkk...

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK babacas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja eu oddeio física,quimica,matemática,geometria e algebra são todas chatas.

      Excluir
    2. Eu tenho dúvdas hein como é a formúla da cinemática?

      Excluir

  4. Como, afinal de contas, uma criatura dessas quer passar no vestibular? Imagina a redação! Aliás, melhor não imaginar sobre "esse assunto de necroterio", kkkk...
    Responder
    Anônimo5 de fevereiro de 2013 00:32

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir