quarta-feira, 9 de março de 2011

Termometria




Saiba usar termômetros em escalas diferentes e achar relações entre eles.






Usamos termômetros para medir líquidos, nossos corpos, gelatinosos, entre outras substâncias. Eles são muito importantes na indústria (meio produtivo) e no ambiente doméstico - quando estamos com febre, por exemplo -. Entretanto, não há uma padronização mundial de escalas e, por isso, precisamos conhecer diferentes escalas para estudar esse assunto.

As principais escalas são Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A escala Celsius é utilizada na maioria dos países, porém a Fahrenheit é mais utilizada em uma superpotência, os EUA. Por fim, a escala Kelvin é usada mundialmente na ciência, porque a temperatura 0K é uma meta a ser atingida e nela ocorrem transformações nas características da matéria. 

IMPORTANTE: A escala Kelvin não possui a "bolinha" em sua simbologia. É 0K, 100K, etc. Nas outras escalas usamos 0ºC, 100ºF.

Seja C, F e K uma letra que simboliza a temperatura em cada uma dessas escalas. As equivalências são:

K = C + 273





E SE NÃO FOR NENHUMA DESSAS ESCALAS?

Muitas vezes nos deparamos com escalas novas X e Y e não sabemos usá-las. Para esses casos, existe uma regra bem fácil para encontrar a equivalência entre elas. Para isso, vamos usar um exercício:

Quando medimos água em ebulição no termometro A, encontramos o valor 40ºX. No mesmo termômetro, só que com água em fusão, encontramos o valor -20ºX. Qual é a relação entre as escalas Celsius e X?

Primeiro desenhamos duas retas na vertical que simbolizam os dois termômetros e três linhas na horizontal:


Depois preenchemos as linhas com os valores obtidos e deixamos a do meio com as incógnitas. Por proporção, encontramos a relação. Veja os cálculos na imagem:


Tem dúvidas? Gostou deste artigo? Comente.

Para receber as atualizações do blog por e-mail, inscreva-se no canto direito deste.

Um comentário: