segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como anda esse SiSU 2012?

mec-sisu-enem-prouni-2012
  Terceiro dia de inscrições para as universidades federais. Raiva, ansiedade, dúvida, tristeza são os sentimentos mais comuns desses dias. Em vista disso, trago aqui as notas de corte do 2º dia e alguns dados para auxiliar os queridos vestibulandos. 

DÚVIDA: QUANTOS AINDA FALTAM?

É interessante conhecermos alguns dados para entender porque a nota de corte pode variar tanto ainda. Bem, 5.367.092 pessoas se inscreveram para o ENEM 2011. Aproximadamente 27,6% desses estudantes faltaram nas provas, o que nos deixa com cerca de 3,89 milhões de estudantes que fizeram o ENEM e podem participar do SiSU 2012. São oferecidas 108.552 vagas nas universidades federais para esses milhões de estudantes, só que cada um pode concorrer a dois cursos, o que nos dá cerca de 71,6 candidatos por vaga, que não diz nada, pois é evidente que no Norte do Brasil há muito menos candidatos por vagas e no Sudeste esse número de multiplica algumas várias vezes, principalmente em cursos como Medicina. Hoje saíram as segundas prévias das notas de corte, mas até às 18h do dia 8 de janeiro, havia somente 1,84 milhões de inscrições no SiSU, o que nos dá uma margem bem grande de incerteza para esses dados.



Por experiência, eu poderia dizer que nos próximos dias as notas não mudarão muito, mas continuarão subindo. Caso não consiga na primeira ou segunda chamada, fique atento à lista de espera, ela é a sua salvação.


ANSIEDADE: SERÁ QUE DÁ?

É inevitável ficar ansioso para conseguir o curso desejado após o ano de estudos. Infelizmente, a prova do ENEM está longe de ser o vestibular-modelo e nem sempre as avaliações são justas – erros nas correções das redações do ENEM já são típicos –. Desde ontem estou reunindo dicas através de experiências, e para controlar a ansiedade eu só aconselho que você se mova, os dados estão aí, é saber aproveitá-los para concluir se dá ou não esse ano.


TRISTEZA: CERTEZA QUE NÃO VAI DAR

Se você acredita que não vai dar para conseguir cursar a faculdade desejada nem pelo SiSU, nem pelo ProUni, apague esse assunto que vai continuar a ser comentado nos próximos dias. Caso não queira ir para uma faculdade particular, nem tenha outros vestibulares a fazer, o conselho é: Saia, descanse, tire suas férias e em fevereiro volte a estudar. Isso faz parte da realidade de todos os vestibulandos. Nem todos passam. Eu já lhe apresentei as informações: são 108 mil vagas pra 3,9 milhões de pessoas. Não conseguir não te faz um derrotado, te dá experiência, e eu como estudante de universidade pública garanto, vale a pena esperar.


RAIVA:   ESCOLA PARTICULAR X ESCOLA PÚBLICA

Acho que todos concordamos que o ensino público está uma desgraça. Salário dos professores, alunos desinteressados, ‘jeitinho brasileiro’. Entretanto, no meio dessas falhas estão as escolas técnicas, que têm oferecido um ensino um pouco melhor, por subtraírem boa parte do problema “alunos desinteressados” através do seu vestibulinho. E são esses alunos que estão acertando muito no ENEM e causando raiva nos de escola particular. Gostaria de levantar alguns pontos:

- Esses alunos que estão com pontuações exorbitantes estudaram, e muito. Muitos chegaram até a fazer cursinho. Não é qualquer um que está com 890 pontos. Se alguém que escreve “concerteza” nas redes sociais disser que fez essa pontuação, desconfie!

- É injusto sim conceder um acréscimo de 20% a nota de um aluno desses. E também é injusto termos a educação brasileira da maneira que está. Uma das soluções que o SiSU adotou ano passado foi a de separar as vagas para ações afirmativas e as de ampla concorrência. Pelo menos concorre quem ganhou ponto com quem ganhou ponto, e quem não ganhou nada com quem não ganhou nada. Hoje temos a ampla concorrência com o bônus de 6%, 10%, 12%, 20%. Ideal seria uma reforma na educação, mas consertar isso em 3 dias de inscrições é utopia.

- Não são todas as universidades que possuem o programa de ações afirmativas. Acho justo reclamar como um todo do sistema, mas se fazer de vítima e culpar esses alunos que foram bem da sua não-aprovação é infantilidade.

Através desse tópico, só gostaria de resumir: reclamar dos alunos de escola pública ou de escola particular não é a melhor solução no momento. Se você está lendo essa postagem, é porque quer conseguir alguma coisa com o SiSU e eu desejo que aproveite as dicas como mudar sua inscrição, esperar a lista de espera, analisar as notas de corte e não focar em discussões desnecessárias. Semana que vem podemos protestar contra a educação, podemos brigar com o MEC, mas agora o problema é outro.

Espero ter ajudado! Qualquer opinião ou dúvida, é só deixar um comentário. Caso queira receber as próximas postagens por e-mail, inscreva-se nas atualizações no canto superior direito do blog. Boa sorte com o SiSU!


NOTAS DE CORTE – 09 de janeiro

(em construção, vou criar arquivos .pdf assim como ontem)

Administração
http://www.4shared.com/office/td6jAH3g/2a-nota-de-corte-administracao.html
Arquitetura
http://www.4shared.com/office/khlKhfoc/2a-nota-de-corte-arquitetura-s.html
Biologia
http://www.4shared.com/office/zA8wDXQh/2a-nota-de-corte-biologia-sisu.html
Biotecnologia
http://www.4shared.com/office/mFW91HKn/2a-nota-de-corte-biotecnologia.html
Cinema e Audiovisual
http://www.4shared.com/office/yzqN25-n/2a-nota-de-corte-cinema-sisu-2.html
Direito
http://www.4shared.com/office/SwHvgE6r/2a-nota-de-corte-direito-sisu-.html
Educação Física
http://www.4shared.com/office/3x1xhdlI/2a-nota-de-corte-educacao-fisi.html
Engenharia Ambiental
http://www.4shared.com/office/5HgB1WR9/2a-nota-de-corte-engenharia-am.html
Engenharia Civil
http://www.4shared.com/office/PQLZP4H6/2a-nota-de-corte-engenharia-ci.html
Engenharia Elétrica
http://www.4shared.com/office/Iuca2d1T/2a-nota-de-corte-engenharia-el.html
Engenharia Mecânica
http://www.4shared.com/office/_TWGDpTN/2a-nota-de-corte-engenharia-me.html
Engenharia Química
http://www.4shared.com/office/O8WcIV1O/2a-nota-de-corte-engenharia-qu.html
Engenharia de Produção
http://www.4shared.com/office/Ie-cXULC/2a-nota-de-corte-engenharia-de.html
Farmácia
http://www.4shared.com/office/pu9jYb3m/2a-nota-de-corte-farmacia-sisu.html
Geografia
http://www.4shared.com/office/2c2ZbGHW/2a-nota-de-corte-geografia-sis.html
Geologia
http://www.4shared.com/office/qZ7MGrEi/2a-nota-de-corte-geologia-sisu.html
Gestão Ambiental
http://www.4shared.com/office/VFC1Ofrk/2a-nota-de-corte-gestao-ambien.html
História
http://www.4shared.com/office/OKEsok5t/2a-nota-de-corte-historia-sisu.html
Letras - Espanhol
http://www.4shared.com/office/eWlGJLmj/2a-nota-de-corte-letras-espanh.html
Matemática
http://www.4shared.com/office/dm0tTJPR/2a-nota-de-corte-matematica-si.html
Medicina
http://www.4shared.com/office/q0msHIPy/2a-nota-de-corte-medicina-sisu.html
Medicina Veterinária
http://www.4shared.com/office/nF080ZtT/2a-nota-de-corte-medicina-vete.html
Nutrição
http://www.4shared.com/office/2okncb3a/2a-nota-de-corte-nutricao-sisu.html
Odontologia
http://www.4shared.com/office/4IUlgQ2r/2a-nota-de-corte-odontologia-s.html
Pedagogia
http://www.4shared.com/office/YRukMx2P/2a-nota-de-corte-pedagogia-sis.html
Psicologia
http://www.4shared.com/office/H7UPkk-s/2a-nota-de-corte-psicologia-si.html
Relações Internacionais
http://www.4shared.com/office/bivn3BjU/nota-de-corte-relacoes-interna.html
Química
http://www.4shared.com/office/U9zE5uR-/2a-nota-de-corte-quimica-sisu-.html
Química Industrial
http://www.4shared.com/office/4CzR3Ko-/2a-nota-de-corte-quimica-indus.html


15 comentários:

  1. Acrescento ainda: aqueles que não tem o SiSU como prioridade máxima, mas gostariam de uma pública, não mudem do curso x (que você quer muito e sonha) para o y (segunda opção) só por que você está dentro da nota de corte do y. Lista de convocação do SiSU rola MUUUUUUUUITO, sempre há uma esperancinha. :P

    ResponderExcluir
  2. Olá.... gostaria de saber se tenho chances de ser convocada...
    Na primeira nota corte estava na 8ª posição de 19 vagas...
    já na segunda nota crte cai para a 18ª posição de 19 vagas. Ainda estou classificada.
    Mas ainda restam 3 dias de inscrição e tenho receio que muitos passem na minha frente.
    Minha nota é 825,82.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Conseguiria tb ponto de corte de gestão ambiental e química industrial? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Tá rolando um papo nas redes sociais de que alguns espertinhos ficam se inscrevendo em cursos diferentes só para variar os pontos de cortes de cursos não muito concorridos. É verdade isso?

    ResponderExcluir
  5. Oi, fiz minha inscrição pelo SiSU para Nutrição na UFAL onde a nota de corte do 2° dia é 643,45. Minha nota é 609,85 e ainda não sei qual a minha classificação parcial porque fiz a inscrição hoje (09/01) então só sai amanhã. Mas diante disso, queria saber se tenho chance de ser classificada pelo menos na 2ª chamada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Ao segundo comentário, é possível que você caia sim mais algumas posições, mas seja chamada na segunda chamada. Parabéns por sua nota, foi espetacular.
    -------
    Ao terceiro comentário, sim, logo mais editarei a postagem e colocarei.
    -------
    Ao quarto comentário, se é verdade, não devem ser muitos. A maioria das pessoas que vi está interessada realmente no curso que colocou como opção.
    -------
    Ao último comentário, sendo sincero, acredito que na segunda chamada ainda não, creio que você passará pela lista de espera. Corra atrás, porque a lista roda MUITO, como disseram. Ligue para a UFAL, saiba como e quando eles vão divulgar as novas vagas por causa dos desistentes. A pior coisa é sobrar vagas por causa de desistências e não ocuparem, então encha o saco deles.

    ResponderExcluir
  7. Resposta do último comentário: Obrigada pela resposta. É bom manter os pés no chão ( a nota de corte já aumentou como previsto e eu fiquei em 154° de 48 vagas de ampla concorrência... very sad!)
    :( Mas vou fazer o que você sugeriu: vou ligar pra UFAL. E por enquanto...aguardar.
    Mais uma vez obrigada e seu blog é ótimo. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  8. Olá! Num curso da UFSCAR com 50 vagas, sendo 20 reservadas para cotas, sobram 30 vagas para concorrer e a posição de hoje é 52ª, lista de espera acho que dá , né??

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, eu acho que dá sim. Não são tantas pessoas na sua frente e é bem possível que boa parte delas já esteja fazendo outras faculdades ou não faça a matrícula na data correta.

    ResponderExcluir
  10. me parece um tanto justo o critério utilizado pela UFF, no no tocante às ações afirmativas para estudante de escola pública:

    "Candidatos que tenham concluído todo o ensino médio em estabelecimento público estadual ou municipal de ensino, excluídos as escolas federais, de aplicação e militares."

    Seria ainda melhor se incluisse o ensino fundamental também. É importante que saibamos que política de cotas não é a solução para as nossas dificuldades. Só mudaremos o quadro atual da educação em nosso país, com, entre outras coisas, vontade política, amplo investimento em educação e uma melhor formação para todos os educadores, principalmente os da educação básica (há quem diga que os professores que estão na Ed. Infantil deveriam possuir doutorado. talvez a mudança passe por aí mesmo. Boa parte de nossos professores têm, ainda hoje, uma formação insuficiente e que se dissocia da prática. Muitos carregam consigo atitudes discriminatórias não condizente com pessoas que não têm formação alguma. Há também a necessidade de uma remuneração condigna com a importante tarefa de educar.
    Mas ainda defendo a política de cotas para estudantes de escola pública, negros, índios e pessoas com deficiência desde que seja temporária e que favoreça somente quem tem renda mais baixa, pois se fomos esperar uma "revolução" na educação ou uma mudança mais significativa, com um acesso ainda mais facilitado à educação de qualidade, (em alguns países o acesso à educação superior ainda é bem pior do que o nosso, com todo o ensino superior privatizado etc etc. Nos EUA há muitas pessoas que se alistam nas forças armadas e consequentemente acabam indo para as diversas frentes de guerra que o pais se envolve, pra conseguir custear os estudos em uma universidade, mas isso é pauta para uma outra discussão) essas pessoas serão como um meio sacrificável e possivelmente viverão sem poder ter tido oportunidade de desenvolverem suas potencialidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, concordo com tudo o que disse.
      Só acredito que o ensino das escolas técnicas não é tão ruim quanto o das outras escolas públicas e eles têm direito a cotas. Veja que são excluídas as escolas federais (antigo CEFET), as militares e de aplicação. E as ETECs? São estabelecimentos público estaduais de ensino, não?
      É um ponto a ser levantado. Eu estudei em escola técnica no ensino médio e a considero semelhante a uma escola particular de um preço acessível (abaixo de 500 reais).
      Bem, a política de cotas, como você mesmo disse, é válida desde que seja temporária. E particularmente, eu prefiro como era ano passado: quem tem cota concorre com quem tem cota. Exemplo: 40 vagas para ampla concorrência e 20 para ações afirmativas.
      Sobre a injustiça para com os que são de escola pública comum, a tão criticada, essa é evidente, por isso nem toquei muito no assunto. Acho infantilidade muitos alunos de escola particular postarem "vou colocar meu filho em escola pública pra conseguir uma federal". Entrei nessa discussão para dizer: há injustiça com alguns alunos de escola particular sim por causa das escolas técnicas, mas a injustiça com os de escola pública ainda é bem maior e eu sou sim a favor de uma revolução na educação, por isso tento aumentar a quantidade de conteúdos de estudo gratuitos na Internet, pois Internet a grande maioria tem acesso.

      Excluir
  11. Na última classificação parcial eu estava na 93º posição de 48 vagas em nutrição na ufal.
    Tenho pelo menos uma mínima chance na lista de espera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma mínima chance tem, imagine:
      - Desses 93, quantos escolheram a UFAL como segunda opção e também passaram na primeira? Eles não podem ocupar duas vagas;
      - Desses 93, quantos passaram em outros vestibulares, como Unesp e USP e não desejam ir pra UFAL?
      - Desses 48, quantos realmente vão no dia da matrícula fazer a inscrição?
      Sempre há as possibilidades, não desista ainda não.

      Excluir
    2. obrigada por este ensentivo,é tdo que eu precisava ouvir!

      Excluir